3º ANO

E. E. E M. JOÃO NELSON DOS PRAZERES HENRIQUES


2º BIMESTRE 2014
3º ANO
CAPÍTULO 16 – DIREITOS E CIDADANIA NO BRASIL

16.1UMA SOCIDADE COM DIREITOS PARA POUCOS
16.1.1    Como era a situação da sociedade brasileira, cem anos depois de proclamada a Independência?
16.1.2    Comente as expressões: “para os amigos, pão; para os inimigos, pau”; “Para os amigos, tudo; para os inimigos, a lei”, usadas na época dos coronéis.
16.1.3    Como que ocorreram as primeiras conquistas de direitos no Brasil e quais foram elas?
16.1.4    Através de interpretação própria, comente sobre os direitos políticos no Brasil no século XX.
16.1.5    Como eram os direitos sociais no Brasil?
16.1.6    Como se encontrava o direito dos trabalhadores das cidades e do campo?

CAPÍTULO 16 – DIREITOS E CIDADANIA NO BRASIL

16.2A CIDADANIA REGULADA
16.2.1    O que o sociólogo Wanderley Guilherme dos Santos chamou de cidadania regulada e quando ocorre?
16.2.2    Como era o processo eleitoral no Brasil entre 1930 e 1945?
16.2.3    A quem era garantido o direito de voto na Constituição Federal de 1946?
16.2.4    O que marcou o governo de Getúlio Vargas?
16.2.5    Quais os direitos conquistados pelos trabalhadores com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)?
16.2.6    Qual o dilema do movimento sindical no governo Vargas?

CAPÍTULO 16 – DIREITOS E CIDADANIA NO BRASIL

16.3OS DIREITOS CASSADOS E A VOLTA DA CIDADANIA
16.3.1    Como ficam os direitos civis e políticos com a implantação da Ditadura Militar no Brasil?
16.3.2     O que foi o AI-1?
16.3.3    O que foi o AI-2?
16.3.4    o que foi o AI-5?
16.3.5    Quando que teve início a “abertura” política no Brasil e quais os atos implementados?
16.3.6    Como ficaram os direitos sociais na Ditadura Militar no Brasil?
16.3.7    Quando e como o trabalhador brasileiro passou a ter direito a pensão e a aposentadoria no Brasil?

CAPÍTULO 16 – DIREITOS E CIDADANIA NO BRASIL

16.4A CIDADANIA HOJE
16.4.1    Como é denominada a atual Constituição Federal em vigor hoje no Brasil e como ficaram estabelecidos os direitos civis, políticos e sociais?
16.4.2    Como está o Estado em detrimento do cidadão na CF 1988?
16.4.3    Apesar de termos assegurados vários direitos através da Carta Magna de 1988, o que ainda precisa ser feito?




1º BIMESTRE 2014
ATIVIDADE 4
OS MOVIMENTOS SOCIAIS

A)    INTRODUÇÃO
1.   O que são e como podem ser os movimentos sociais?
2.   Cite exemplos de movimentos sociais cotidianos.
3.   O que são movimentos sociais conjunturais? Cite um exemplo.
4.   De que dependem os movimentos sociais para ter condições de se desenvolver?
5.   Cite algumas formas de atuação dos movimentos sociais.
6.   O que significa a sigla ONGs?
7.   O que os movimentos que tem como princípio fundamental o reconhecimento do outro, procuram desenvolver? Cite exemplos.
8.   Porque para o sociólogo alemão Axel Honneth, as lutas sociais vão além da defesa de interesses e necessidades?

B)    A GREVE COMO ELEMENTO CENTRAL
1.   Qual o ponto de vista de Durkheim em relação à greve?
2.   Porque Émile Durkheim entendia a greve como uma desordem?
3.   Como Karl Marx definiu a greve?
4.   Quais os atores sociais de uma greve para Marx e qual o papel de cada um deles?
5.   Pontue cinco bandeiras de lutas principais que propiciam as greves?

C)    A GREVE COMO ELEMENTO CENTRAL
1.   Quando surgiu e o que motivou o surgimento dos primeiros movimentos ambientais?
2.   Quais as principais ações de um movimento ambiental?
3.   Pontue quaro questionamentos e motivações que animam os movimentos sociais.
4.   Quais os problemas ambientais que só podem ser tratados globalmente?
5.   Qual o papel do Estado quanto às questões ambientais?
6.   Comente sobre a história de Olympe de Gouges, como uma das primeiras referências do movimento feminista no mundo.
7.   Porque a desigualdade sexual é histórica e não natural?
8.   Quais os principais temas que se destacam no movimento feminista?


ATIVIDADE 3
A CIDADANIA HOJE

1.     Para Thomas Humprey Marshall, o que difere cidadania de classe social?
2.     Por que o filósofo Renato Janine Ribeiro ressalta que recentemente surgiram direitos difusos?
3.     O que é ser cidadão?
4.     Como é construída da cidadania?
5.     Explique a diferença entre cidadania formal de cidadania substantiva ou real.
6.     Qual é o principal direito das pessoas?
7.     Zygmunt Bauman disse: Somos todos interdependentes neste nosso mundo que rapidamente se globaliza, e devido a essa interdependência nenhum de nós pode ser senhor de seu destino por si mesmo. Faça um comentário a respeito.

ATIVIDADE 2
DIREITOS CIVIS, POLÍTICOS E SOCIAIS

1.     Como que o sociólogo inglês Thomas Humprey Marshall (1893-1981) define o surgimentos da questão da cidadania por meio da formulação dos chamados direitos civis? 
2.     O que significava uma cidadania restrita?
3.     Qual a relação dos direitos políticos e como é o envolvimento eleitoral dos cidadãos?
4.     Como se apresenta os direitos sociais para as pessoas?
5.     Por que os direitos civis, políticos e sociais estão assentados no princípio da igualdade, mas não podem ser considerados universais?

ATIVIDADE 1
DIREITOS E CIDADANIA

1.     Como a idéia de cidadania está relacionada?
2.     Cite um direito:
a)     Das mulheres
b)    Dos negros
c)     das crianças e dos adolescentes
d)    do consumidor
e)     dos idosos
f)     do índio
3.     Faça uma citação das relações entre direitos e cidadania ao longo da história
4.     Qual a interpretação acerca dos direitos dos cidadãos feita por cada um dos pensadores abaixo:
a)      Thomas Hobbes:
b)      John Locke
c)      Jean-Jacques Rouseau
d)     Karl Marx
e)      Émile Durkheim

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