EEEM JOÃO NELSON DOS PRAZERES HENRIQUES
2º ANO
1º BIMESTRE
ATIVIDADE 1
Realizadas em sala
ATIVIDADE 2
AS SOCIEDADES ORGANIZADAS EM CASTAS
1.
Quais são as
castas principais no sistema de sistema de castas indiano e por quem estão
representadas?
2.
Por que o sistema
de sistema de castas caracteriza-se por relações estanques?
3.
Faça a
estrutura piramidal social das castas no Japão (p.73 e 74) e caracterize cada
uma.
4.
Responda as
atividades da p 74 do seu livro.
ATIVIDADE 3
AS SOCIEDADES ORGANIZADAS EM ESTAMENTOS
1.
Qual a
sociedade que se organizou através do sistema de estamentos ou estados?
2.
Quais os
três estamentos ou estados existentes na França neste período?
3.
De acordo com Octávio Ianni, como é possível
compreender os estamentos em suas relações recíprocas e hierárquicas?
4.
Por que o
que identifica um estamento é o que também o diferencia?
5.
Como ocorria
a mobilidade de um estamento para o outro no sistema estamental?
6.
O que
significava a propriedade da terra no período feudal?
7.
O que era um
nobre pobre e um pobre nobre nas pesquisas do sociólogo José de Souza Martins?
ATIVIDADE 4
POBREZA: CONDIÇÃO DE NASCENÇA, DESGRAÇA, DESTINO...
1.
Qual a visão
positiva da Igreja Católica no período Medieval em relação a pobreza que numa antítese
dos extremos os pobres eram considerados “ricos em espiritualidade” e os ricos
eram os “pobres em virtude”?
2.
Qual a outra
explicação paralela à igreja no período Medieval em relação à pobreza?
3.
Porque o
Estado “herdou” a função de cuidar dos pobres, antes atribuída aos ricos?
4.
Com o
aumento da produção e do comércio, a pobreza passou a ser interpretada como
resultado da preguiça e da indolência dos indivíduos? Você concorda com esta
interpretação? Por que?
5.
Qual a
justificativa formulada para a pobreza com o fortalecimento do Liberalismo?
6.
Por que
Thomas Malthus afirmava que toda assistência aos mais pobres era repudiável e o
qual seria a saída?
7.
Por que em
meados do século XIX, difundiu-se a ideia de que os trabalhadores eram
preguiçosos
2º BIMESTRE
9. A DESIGUALDADE NO BRASIL
9. 1 - INTRODUÇÃO
9.1.1 - Como eram vistos os indígenas pelos europeus
na chegada ao Brasil?
9.1.2 - Como foi o tratamento com o negro no Brasil?
9.1.3 - Como ocorreu as relações com os imigrantes
europeus?
9.1.4 - Como fica a sociedade brasileira com o
processo de industrialização e urbanização?
9.1.5 - O que foi o proletariado industrial?
9.1.6 - Como se constituiu os setores médios da
sociedade?
9.1.7 - Como ocorreu o êxodo rural brasileiro?
9.1.8 - Com só avanços tecnológicos e o “inchaço
urbano”, como ficam as pessoas?
9.1.9 - Onde se verifica maiores índices que traduz o
Brasil como sendo um dos países mais desiguais do mundo?
9.1.10 - Apesar do crescimento da produção agrícola e
industrial ter crescido de maneira expressiva, porque se acentua as
desigualdades sociais no Brasil?
9. 2 - A DESIGUALDADE ANALISADA NO BRASIL
9.2.1 - Qual foi a primeira tentativa de explicar a
pobreza no Brasil na análise de Márcia Anita Spradel?
9.2.2 - Qual a segunda explicação da existência da
pobreza no Brasil?
9.2.3 - Como era o pensamento em relação à
mestiçagem?
9.2.4 - Qual a análise de Joaquim Nabuco quanto a
escravidão e o latifúndio no Brasil?
9.2.5 - Como Manoel Bonfim definia o sertão
nordestino?
9.2.6 - No período de 1870 a 1930, de acordo com
Lílian Schwarcz, como a maioria dos intelectuais desenvolveram suas teorias?
9. 3 - FOME E CORONELISMO / RAÇA E CLASSES
9.3.1 - Quem estava presente nas desigualdades
sociais no Brasil a partir da década de 1940?
9.3.2 - Como Josué de Castro explicou a questão da
desnutrição e da fome das classes populares com base no subdesenvolvimento que
gerava desigualdades econômicas e sociais?
9.3.3 - Quais os elementos necessários para resolver
o problema da fome no Brasil?
9.3.4 - Como o
coronel, principalmente no nordeste, mantinha os trabalhadores rurais?
9.3.5 - Como os estudos demonstraram a situação
vivida pelos escravos no sudeste e sul do Brasil?
9. 4 - ÍNDICES DE DESIGUALDADE
9.4.1 - Qual o significado de:
a)
PNAD
b)
IBGE
c)
IDH
d)
ONU
e)
PNUD
9.4.2 - Qual é o objetivo central dos organismos
nacionais e internacionais, e para que servem?
9.4.3 - Como se expressa a questão racial-étnica nos
estudos e em nosso cotidiano?
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