2º ANO






EEEM JOÃO NELSON DOS PRAZERES HENRIQUES
2º ANO
   
1º BIMESTRE

ATIVIDADE 1
Realizadas em sala

ATIVIDADE 2
AS SOCIEDADES ORGANIZADAS EM CASTAS

1.      Quais são as castas principais no sistema de sistema de castas indiano e por quem estão representadas?
2.      Por que o sistema de sistema de castas caracteriza-se por relações estanques?
3.      Faça a estrutura piramidal social das castas no Japão (p.73 e 74) e caracterize cada uma.
4.      Responda as atividades da p 74 do seu livro.

ATIVIDADE 3
AS SOCIEDADES ORGANIZADAS EM ESTAMENTOS

1.      Qual a sociedade que se organizou através do sistema de estamentos ou estados?
2.      Quais os três estamentos ou estados existentes na França neste período?
3.      De  acordo com Octávio Ianni, como é possível compreender os estamentos em suas relações recíprocas e hierárquicas?
4.      Por que o que identifica um estamento é o que também o diferencia?
5.      Como ocorria a mobilidade de um estamento para o outro no sistema estamental?
6.      O que significava a propriedade da terra no período feudal?
7.      O que era um nobre pobre e um pobre nobre nas pesquisas do sociólogo José de Souza Martins?


ATIVIDADE 4
POBREZA: CONDIÇÃO DE NASCENÇA, DESGRAÇA, DESTINO...

1.      Qual a visão positiva da Igreja Católica no período Medieval em relação a pobreza que numa antítese dos extremos os pobres eram considerados “ricos em espiritualidade” e os ricos eram os “pobres em virtude”?
2.      Qual a outra explicação paralela à igreja no período Medieval em relação à pobreza?
3.      Porque o Estado “herdou” a função de cuidar dos pobres, antes atribuída aos ricos?
4.      Com o aumento da produção e do comércio, a pobreza passou a ser interpretada como resultado da preguiça e da indolência dos indivíduos? Você concorda com esta interpretação? Por que?
5.      Qual a justificativa formulada para a pobreza com o fortalecimento do Liberalismo?
6.      Por que Thomas Malthus afirmava que toda assistência aos mais pobres era repudiável e o qual seria a saída?
7.      Por que em meados do século XIX, difundiu-se a ideia de que os trabalhadores eram preguiçosos

  
2º BIMESTRE


9. A DESIGUALDADE NO BRASIL

9. 1 - INTRODUÇÃO
9.1.1 - Como eram vistos os indígenas pelos europeus na chegada ao Brasil? 
9.1.2 - Como foi o tratamento com o negro no Brasil? 
9.1.3 - Como ocorreu as relações com os imigrantes europeus?
9.1.4 - Como fica a sociedade brasileira com o processo de industrialização e urbanização? 
9.1.5 - O que foi o proletariado industrial?
9.1.6 - Como se constituiu os setores médios da sociedade? 
9.1.7 - Como ocorreu o êxodo rural brasileiro?
9.1.8 - Com só avanços tecnológicos e o “inchaço urbano”, como ficam as pessoas? 
9.1.9 - Onde se verifica maiores índices que traduz o Brasil como sendo um dos países mais desiguais do mundo? 
9.1.10 - Apesar do crescimento da produção agrícola e industrial ter crescido de maneira expressiva, porque se acentua as desigualdades sociais no Brasil?

9. 2 -  A DESIGUALDADE ANALISADA NO BRASIL
9.2.1 - Qual foi a primeira tentativa de explicar a pobreza no Brasil na análise de Márcia Anita Spradel?
9.2.2 - Qual a segunda explicação da existência da pobreza no Brasil? 
9.2.3 - Como era o pensamento em relação à mestiçagem?
9.2.4 - Qual a análise de Joaquim Nabuco quanto a escravidão e o latifúndio no Brasil? 
9.2.5 - Como Manoel Bonfim definia o sertão nordestino?
9.2.6 - No período de 1870 a 1930, de acordo com Lílian Schwarcz, como a maioria dos intelectuais desenvolveram suas teorias?

9. 3 -  FOME E CORONELISMO / RAÇA E CLASSES
9.3.1 - Quem estava presente nas desigualdades sociais no Brasil a partir da década de 1940?
9.3.2 - Como Josué de Castro explicou a questão da desnutrição e da fome das classes populares com base no subdesenvolvimento que gerava desigualdades econômicas e sociais?
9.3.3 - Quais os elementos necessários para resolver o problema da fome no Brasil?
9.3.4 - Como o coronel, principalmente no nordeste, mantinha os trabalhadores rurais?
9.3.5 - Como os estudos demonstraram a situação vivida pelos escravos no sudeste e sul do Brasil?


9. 4 -  ÍNDICES DE DESIGUALDADE
9.4.1 - Qual o significado de:
a)     PNAD
b)    IBGE
c)     IDH
d)    ONU
e)     PNUD
9.4.2 - Qual é o objetivo central dos organismos nacionais e internacionais, e para que servem?
9.4.3 - Como se expressa a questão racial-étnica nos estudos e em nosso cotidiano?

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